21 setembro 2012

Universidade Federal de Viçosa é campeã da Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2012



No pódio: UFV, com Rodrigo Lopes e Jardel Duque; Uerj, com Eduardo Asth e ítalo Melegário e UFMG, com Leandro Andrade e Lucas Santos.

No Dia do Engenheiro Químico, 20 de setembro, a cerimônia de premiação da Maratona de Engenharia, realizada na Rio Oil & Gas 2012 revelou os donos do lugar mais alto do pódio desta edição: os dois estudantes de engenharia química, Rodrigo Lopes e Jardel Duque, da Universidade Federal de Viçosa, a UFV, localizada Minas Gerais. O segundo lugar ficou com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj, e o terceiro para os estudantes da UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais.

Após muito trabalho, estudantes mineiros levam o nome de Viçosa para todo o Brasil


O CEO da Chemtech, Daniel Moczydlower, ao lado dos campeões desta edição

A pequena universidade federal de Viçosa é recém-chegada no ramo da engenharia. Criada em 1926 como Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), a universidade inseriu o curso de engenharia em seu currículo há pouco tempo atrás, sendo os vencedores da maratona membros da terceira turma de graduandos da área. “O maior prêmio é a chance de poder mostrar a capacidade dos estudantes da UFV para todo o país. O curso de engenharia de lá ainda é novo e pouco conhecido, mas forma grandes profissionais”, comenta Rodrigo Lopes, feliz pela conquista. Ele se diz grato à turma de alunos da UFV que os ajudou a chegar à final.



Em segundo lugar, ficou a dupla da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), formada por Eduardo Asth e ítalo Melegário, ambos de engenharia mecânica. Os estudantes vieram do campus de Nova Friburgo e representaram muito bem a equipe Uerjiana que os colocou em quatro lugar no ranking de finalistas.

Minas Gerais dominou o pódio desta edição. Os representantes da UFMG, Leandro Andrade, que cursa engenharia de automação e Lucas Santos, de engenharia química levaram o terceiro lugar, conquistando mais uma medalha para o estado mineiro.

“A Maratona é sempre uma grata surpresa. O estado de Minas foi a surpresa da vez. Em primeiro lugar, porque foi a primeira participação da universidade de Viçosa. Além disso, quando se pensa em Minas Gerais, imagina-se logo mineração, não petróleo e gás. No entanto foram os estudantes de lá que fizeram a diferença nesta edição da Maratona, com três duplas na final”, discursa o CEO da Chemtech, Daniel Moczydlower, referindo-se também à classificação da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), que conquistou o quarto lugar da disputa. Esse trem de Maratona de Engenharia é bom demais, sô!

Além destas equipes, participaram da grande final duplas da UFPE, UFF, UFCG e UNB.

Final da Maratona surpreende competidores: a apresentação para a banca é feita em público, para toda a Rio Oil & Gas

A edição 2012 de um dos maiores desafios de engenharia do país veio cheia de surpresas. Pela primeira vez coordenada por um ex maratonista, o campeão da edição de 2006, César Sant’ana, o evento deste ano trouxe recordes e maravilhou os visitantes da Rio Oil & Gas 2012.

Após a prova final conduzida na última quarta (19), onde os finalistas tiveram que projetar uma plataforma de petróleo no simulador Oil and Gas Manager (OGM) da Siemens, os estudantes se prepararam para a tradicional apresentação do conteúdo da prova, feita oralmente e em inglês, para uma banca julgadora de peso. A surpresa chegou minutos antes: eles teriam que apresentar para toda a Rio Oil, com a apresentação exposta em um telão! Para amenizar o susto, a apresentação seria feita em português. “A surpresa foi boa por podermos falar em português, mas deu um frio na barriga. Não pela quantidade de pessoas, pois já dei aulas de monitoria com salas cheias, mas pelo nervosismo da competição”, assume Rodrigo.  

Estiveram presentes na banca julgadora engenheiros da equipe Maratona, que acompanharam os estudantes desde o início do desafio, e autoridades da área, como o diretor executivo da Agência Rio Negócios, Marcelo Haddad, a gerente-executiva de engenharia da OSX, Anna Kac, e o especialista da Queiroz Galvão Exploração e Produção, Ricardo Lamassa.

Além de uma bagagem invejável de conhecimentos da indústria do petróleo como um trunfo para o currículo, os vencedores da Maratona 2012 levam para casa iPads, iPods e notebooks. No entanto, o prêmio mais almejado virá independentemente do pódio: “Como todos eles sabem, a Maratona também é um processo seletivo, que, ao final das disputas, convida os estudantes a fazer parte do time da empresa", explica Alice Nunes, analista de RH da Chemtech que acompanhou e traçou o perfil dos maratonistas. Ela sintetiza: "Estes estudantes têm em comum o gosto por novos aprendizados, perseverança e o espírito de equipe, além de serem grandes talentos da engenharia. Isso é ser chemtecheano”.





2 comentários:

  1. PARABÉNSSS Jardel!!! E pra vc tbm, Rodrigo!

    ResponderExcluir
  2. Corte jato de água, maditech
    Em meio a muitas pesquisas ,descobri que no Brasil quando o assunto é corte a jato de água muitos preferem não falar do assunto,reparei um documento técnico desta fantástica tecnologia. WWW.maditech.com.br WWW.maditechblospot.com.br

    ResponderExcluir