13 agosto 2012


Último módulo de treinamentos trouxe exercícios mais complexos no OGM

O último módulo de treinamento da Maratona de Engenharia reuniu tudo que foi abordado durante o curso no OGM em uma só questão, dividida em duas partes: uma em grupo e outra individual.

“Nessa questão, os alunos tiveram que mostrar tudo que aprenderam sobre o OGM e sobre exploração offshore nos módulos anteriores. Foram dadas diversas informações sobre o campo de exploração em estudo, porém, desta vez, as informações não estavam mais tão claras”, conta  Fellipe Chicralla, um dos chemtecheanos responsáveis pela aplicação do treinamento.


Curvas de produção e mapas do campo foram fornecidos ao maratonistas que, por meio deles, tiveram que obter as principais informações para as simulações.


Fellipe comenta que o problema simulado nesse módulo é muito mais complexo que os abordados em todos os exercícios ou tutoriais até agora. Envolvendo três plataformas e diversas subseas, que deveriam ser conectadas de acordo com as propostas feitas pelos alunos, o último módulo exigiu o domínio de módulos avançados do OGM. As questões individuais exigiram uma análise mais profunda dos cálculos realizados em grupo.

Decisivo para a formação do ranking final, as correções do módulo cinco foram mais rigorosas. “A etapa em grupo foi corrigida comparativamente, uma vez que o raciocínio apresentado e as decisões tomadas durante todo o exercício variavam de uma universidade para outra. Foi surpreendente para a equipe técnica quando vimos a qualidade dos exercícios entregues, tornando o nosso trabalho de correção mais difícil ainda”, diz Fellipe.

Edição 2012 da Maratona já coleciona recordes

Em tempos de Olimpíada, não foram só os atletas brasileiros que se superaram. Após o fechamento do curso online classificatório, a equipe Maratona 2012 pôde analisar os número desta edição.. E as surpresas foram grandes.

·         Recorde de alunos inscritos - 833 no total -, e a maior maratona já realizada, com 290 alunos de 29 universidades;
·         TODAS as universidades finalistas com 70% ou mais dos estudantes entregando os exercícios de todos os módulos!
“A participação das universidades este ano bateu recorde, assim como o aumento do desempenho técnico dos competidores. Parabéns a todos os maratonistas”, conclui César.


Nenhum comentário:

Postar um comentário