26 julho 2012

No 3º ranking da Maratona, UFF se mantém no topo e UFV alcança 2º lugar

 Apresentando o tema do processamento primário de petróleo, a  terceira fase de treinamentos trouxe, em seus principais tópicos, características de diferentes tipos de separadores, compressores e tratamento de gás, além de também introduzir alguns conceitos de análise econômica aplicados a projetos de engenharia.  Os exercícios deste módulo acabam de ser corrigidos e, após a apuração dos resultados,  a UFF manteve-se na liderança, conquista realizada a duras penas no módulo 2!

Além do ótimo desempenho da Universidade Fluminense,  outra federal vem defendendo com unhas e dentes o seu lugar no pódio. Após uma longa disputa para passar do 7º ao 3º lugar nos últimos dois módulos, a UFV está cada vez mais perto da liderança, agora como 2º colocada. Já a Universidade de São João Del Rei também segue empenhada no jogo com a 3ª posição, sendo acompanhada de perto  pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ.

A Universidade de Campina Grande merece um parágrafo à parte. De 21ª colocada subiu para o 9º lugar e acaba de conquistar a 6ª colocação com uma subida de nota exemplar.

Terceiro módulo avaliou competências para soluções focadas na técnica e economia

“Este módulo teve como diferencial proporcionar aos maratonistas maior liberdade para elaborarem arranjos de equipamentos a partir das condições dadas nas questões. Destacaram-se nele, aqueles que conseguiram entender a lógica da disposição dos equipamentos, propondo soluções adequadas do ponto de vista técnico-econômico”, conta Leonardo Santos, um dos envolvidos na aplicação dos treinamentos. O engenheiro químico explica que não foi avaliada simplesmente a quantidade de arranjos feitos, mas como cada simulação contribuiu para a resolução da questão.


E vem muito mais por aí! Será que essas universidades vão conseguir se manter no topo? Fique de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário