05 outubro 2011

Plataforma sustentável: tema desafia participantes da semifinal

Com 20 estudantes de engenharia de dez universidades de todo o país, a semifinal da Maratona 2011 começou cheia de novidades nesta terça-feira, dia 04 de outubro, na OTC Brasil. Na disputa pelo lugar mais alto do pódio do desafio tecnológico, as dez duplas semifinalistas tiveram a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam durante o treinamento online. Ou... quase tudo.

"A prova não estava fácil, mas também não foi tão difícil. O tempo para responder a questão foi o fator mais complexo", conta o maratonista Sergio Charret, representante da UFRJ, universidade que obteve o primeiro lugar na classificação geral para a semifinal.

Com foco no pré-sal, o teste exigiu dos estudantes conhecimento sobre redução de emissão de CO², de consumo de energia e, consequentemente, de gastos, para projetar uma plataforma do pré-sal sustentável. "Eles tiveram que propor mudanças em projetos de plataformas já concebidos", conta Vitor Maciel, instrutor do curso web oferecido a mais de 200 estudantes de 24 universidades, na primeira etapa da competição. "É imprescindível que os alunos se familiarizem com o conceito de sustentabilidade  na indústria de óleo e gás. Isso é estar preparado para os desafios do futuro", destaca.

A cerimônia de divulgação das universidades classificadas para a última prova, comandada pelo CEO da Chemtech, Daniel Moczydlower, fez a quarta-feira na OTC Brasil (05/10) começar com um suspense para matar qualquer competidor do coração. A prova da semifinal eliminou quatro universidades e classificou as outras seis. Com os melhores desempenhos, os futuros engenheiros da UNB, UFSCAR, UFF, UNICAMP, UFRJ e UFMG garantiram a vaga. Agora, a disputa está ainda mais acirrada. Nesta quarta-feira, dia 05, eles dão tudo de si para garantir um lugar no pódio. O desafio não para por aí. Depois de responderem as questões, os maratonistas vão fazer uma apresentação oral, em inglês, sobre as soluções propostas no teste a uma banca de avaliação de peso. Respirem fundo!

E amanhã é o grande dia! Vamos conhecer as universidades campeãs, às 15h da tarde, no inovador estande da Chemtech na OTC. Fique ligado também na página Chemtech Carreiras. Lá, você confere fotos e notícias em tempo real sobre a Maratona. Conecte-se!

Aliviando a tensão



A cada dia, antes de dar início à maratona de provas, os competidores chamam atenção pela cidade maravilhosa. A camisa amarela não deixa nenhuma equipe passar despercebida. Em grupo, eles já passaram pelo Forte de Copacabana, apreciaram o visual privilegiado do alto do Cristo Redentor e, nesta noite de quarta-feira, vão descarregar a tensão na Lapa, símbolo da boemia carioca. Amanhã (06/11), horas antes de conhecermos os vencedores, todos vão visitar o Pão de Açúcar. Depois, é só festa. O luau de encerramento nas areias da Praia do Leme vão fechar a Maratona 2011 com muita música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário