06 outubro 2011

A estreante UNB vence a Maratona Nacional de Engenharia 2011

Universidade estreante na Maratona Nacional Chemtech de Engenharia, a UNB levou ao lugar mais alto do pódio uma dupla de futuros engenheiros que, depois de uma maratona de treinamentos, superaram os desafios do pré-sal! Estudantes de engenharia mecânica, Rafael Simões e Paulo Marçal mostraram a cada prova que estão preparados para ingressar no mercado de petróleo e gás. O mais curioso é que eles representam Brasília, local distante dos principais polos offshore do país.


Rafael Simões e Paulo Marçal são os vencedores da Maratona 2011
"Não esperava que fossemos vencer a Maratona. O nível dos outros competidores é muito alto. Todos tinham tudo para ganhar", conta o campeão Paulo, de Goiânia. "Na nossa universidade, não há nenhuma área ligada a petróleo, por isso foi uma ótima experiência. Hoje, podemos dizer que temos novas perspectivas no setor", completa Rafael, de São Paulo. 


Em segundo lugar, a dupla da Universidade Federal Fluminense (UFF), formada por Rafael Pereira e Felipe Chicralla. A instituição já é veterana na Maratona, desde as primeiras edições, e repetindo o feito de 2008, conquistou mais uma vez uma posição entre os melhores colocados da competição. 

A UNICAMP também fez bonito e classificou a dupla Renan Ranelli e Paulo Roberto Polasti em terceiro lugar. "Não estava familiarizado com o tema da indústria de óleo e gás até participar da Maratona. Agora, tenho muito orgulho de dizer que tudo o que eu aprendi sobre o setor offshore foi durante a competição", ressalta Renan, estudante de engenharia química. Já o companheiro de equipe, Paulo Roberto, destaca as dificuldades superadas durante a disputa. "A Maratona é um desafio do início ao fim. Todos os dias foram muito tensos. Além de nos dedicarmos bastante, realizamos as provas em pouco tempo, com público da OTC ao redor".


Além destas equipes, participaram da grande final, duplas da UFMG, UFRJ e UFSCAR. A cerimônia de premiação foi comandada pelo CEO da Chemtech, Daniel Moczydlower. Welter Benício, diretor da divisão de óleo e gás da Siemens, também marcou presença ao lado do Dr. Sergio Teixeira, da Secretaria de Desenvolvimento Economico do Estado do Rio e do Dr. Thiago Silveira, da Agencia Rio Negócios (Prefeitura do Rio). "Um especial agradecimento aos representantes do governo do estado e da prefeitura, por prestigiarem a cerimonia de premiação, e aos participantes da banca examinadora: professora Vera Cavalcanti, da FGV; engenheiro Alberto Marques, da Petrobras e engenheiros Nehal Patwa e Theo Mallison da Siemens Consulting de Houston", ressalta Daniel Moczydlower.


"Esta edição da Maratona foi especial. Conseguimos fazer uma conexão Rio-Houston, principais polos não só de produção e exploração, como também de desenvolvimento de conhecimento para a indústria do petróleo. Isso porque a última etapa trouxe os estudantes para o Rio de Janeiro, para dentro da OTC Brasil, e exigiu dos estudantes um certo domínio numa ferramenta criada pela Siemens Consulting, sediada em Houston, no Texas (EUA)", declarou Daniel Moczydlower, diretor geral da Chemtech.

Além de um currículo invejável, os vencedores da Maratona 2011 levam para casa Ipads, Ipods touch e calculadoras HP. Mas não é só isso! "Todos mostraram muito comprometimento durante a competição. É isso que procuramos em novos chemtecheanos.  Como todos eles sabem, a Maratona também é um processo seletivo, que ao final das disputas, convida os estudantes a fazer parte do time da empresa", explica Lilian Cidreira, coordenadora da Universidade Corporativa Chemtech, realizadora da competição. "Nosso maior objetivo é descobrir grandes talentos da engenharia", completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário