Dúvidas Frequentes

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a Maratona Chemtech de Engenharia.

  • Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever estudantes de nível superior em todas as disciplinas da engenharia de instituições brasileiras reconhecidas pelo MEC.

Serão quantos participantes?
Na etapa de treinamento online, serão selecionados até dez estudantes de cada universidade . Esta primeira etapa vai classificar duplas das 8 melhores universidades participantes, totalizando 16 alunos para as eliminatórias presenciais que acontecerão em setembro, no Rio de Janeiro.

  • São quantas etapas?
A Maratona é dividida em três etapas. A primeira é classificatória e virtual, e tem duração de cerca de 3 meses. Nesta etapa, os estudantes recebem um treinamento online para utilizar a ferramenta OGM (Oil and Gas Manager). A segunda é eliminatória e, assim como a terceira e última fase, é presencial e acontecerá no estande da Chemtech na feira Rio Oil & Gas 2012, no Rio de Janeiro, entre 17 e 20 de setembro.

  • Qual o critério de seleção?
Na fase de seleção de participantes da Maratona, os professores orientadores de cada universidade participante avaliam os currículos e históricos escolares dos candidatos em conjunto com a Chemtech. A partir dessa análise, são escolhidos os participantes da Maratona. Nas etapas seguintes, os alunos são avaliados por exercícios e provas práticas.

  • As provas são feitas individualmente?
Durante a fase de treinamento online, os estudantes devem trabalhar em equipe e enviar suas respostas individualmente. A seleção das melhores universidades é feita com base nas notas de cada aluno. Nas etapas presenciais, que correspondem às eliminatórias e à grande final, os competidores realizam as provas em duplas, que geralmente são formadas por universitários da mesma instituição.

  • Vamos poder consultar algum material durante as provas?
Sim. Durante as provas é possível consultar o material determinado pela equipe de organização da Maratona.
  • Quando e onde será a final da Maratona?
A grande final será realizada entre 17 e 20 de setembro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, no estande da Chemtech na Rio Oil & Gas, uma das maiores feiras de petróleo e gás do mundo. O evento reúne as principais companhias atuantes neste setor, dentre elas, a Chemtech.
  • Vou poder circular pela Rio Oil? Preciso pagar a inscrição do evento?
Todos os participantes podem e devem visitar os estandes das empresas expositoras durante o evento. Afinal, este é um dos maiores eventos de petróleo & gás do mundo. As inscrições dos estudantes e professores orientadores serão pagas pela Chemtech.
 
  • Minhas despesas serão custeadas?
A Chemtech arcará com as despesas de transporte, inscrição, alimentação, hospedagem e passeios culturais inclusos na programação dos finalistas da Maratona. Os benefícios não são extensivos a amigos, familiares e afins.

  • Posso levar meus familiares, amigos e professores?
Sim. As finais da Maratona Nacional Chemtech de Engenharia são abertas ao público em geral, mas verifique os custos de inscrição. A Chemtech é responsável apenas pelos custos dos estudantes e professores orientadores.

  • Vou ganhar certificado de participação?
Sim.  A Universidade Corporativa Chemtech (UCC) concede certificado de participação a todos os estudantes selecionados para a Maratona.

  • Já participei da Maratona, posso me inscrever novamente?
Sim. Desde que ainda atenda aos pré-requisitos da Maratona Nacional Chemtech de Engenharia 2012.

Em caso de outras dúvidas, deixe seu comentário.

25 comentários:

  1. O conhecimento avaliado pela prova é o academico ou a respeito do tema da maratona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Todas as provas serão fundamentadas no conteúdo disponibilizado durante a etapa de treinamento online da Maratona. Serão três meses de treinamentos a distância no software Oil and Gas Manager, da Siemens.

      Excluir
  2. Como é feita a escolha do professor orientador de cada faculdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas universidades que já participaram da Maratona, convidamos os professores que já apoiaram os alunos nas edições anteriores. Eventualmente, algum professor nos indica outro para orientar este ano.

      Nas universidades estreantes, se classificadas para a Maratona, enviaremos um convite para um professor do departamento com o maior número de alunos classificados e a linha de pesquisa se aproxime com o tema da Maratona.

      Excluir
  3. Boa noite,
    Não ficou muito claro para mim a questão do professor orientador. Devemos escolher um antes de nos inscrevermos ou ele será escolhido/indicado apenas quando da classificação da equipe para uma fase seguinte?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor orientador será contactado somente após a classificação da Universidade para a etapa de treinamentos online. Nas instituições que já participaram em outras edições ou temos parceria, já temos uma lista de contatos para fazer esta seleção, em instituições novas na competição, aceitaremos indicação.

      Excluir
  4. Sobre o histórico escolar, vocês vão acessar no sistema da universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, para completar a inscrição, o estudante deve enviar o histórico escolar para o e-mail maratonadeengenharia@chemtech.com.br

      Excluir
    2. Posso enviar o histórico que acesso online? Preciso enviar o histórico com alguma forma de autenticação ou posso enviar o da internet mesmo?

      Excluir
  5. Na UFPR, ainda não foi designado nenhum professor orientador, pois o Professor Luiz Fernando, que foi o orientador no ano passado, informou que não havia sido comunicado a respeito de nada nesse ano. Como faço para saber quem é o orientador da referida universidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos entrar em contato com os professores orientadores assim que tivermos a classificação da Universidade para a etapa de treinamentos online.

      Excluir
  6. Até quando posso me inscrever?

    ResponderExcluir
  7. Qual o critério para a universidade ser classificada para a etapa de treinamentos online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que uma determinada Universidade possa participar da etapa de treinamentos online, ela deverá ter, no mínimo, 10 alunos inscritos (com cadastro completo e perfil dentro dos critérios de curso e período determinados no regulamento), além de boa classificação da universidade no MEC (Ministério da Educação e Cultura).

      Excluir
  8. Eu não entendi esse termo; "Esta primeira etapa vai classificar duplas das 8 melhores universidades participantes" .
    A nota da equipe selecionado para a segunda etapa será individual ou será levado em consideração a nota de todos os grupos da instituição?
    Porque senão a instituição que tiver o menor numero de participação terá desvantagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. - A primeira etapa consiste em selecionar os 10 melhores estudantes da universidade para representá-la na competição. Isto é, cada universidade será representada por apenas uma equipe formada pelos 10 melhores selecionados pela Chemtech.

      - Durante o treinamento online, os alunos realizarão provas e ao final a nota da UNIVERSIDADE será dada pela soma de todas as notas dos seus 10 alunos. Eventualmente algumas universidades não chegam ao final da fase com os 10 alunos. Neste caso o número de notas avaliadas das universidades é alterado para que haja equilíbrio. Por exemplo, se uma universidade chegou ao final com apenas 8 alunos, serão consideradas as 8 melhores notas de todas as universidades.

      Note que essa classificação é feita pela nota da Universidade como um todo. Por isso é importante que sejam bons os alunos que a representam.

      - Das 8 melhores universidades, somente os 2 melhores alunos de cada representarão a universidade nas finais no Rio de Janeiro.

      Mais detalhes sobre a Classificação para etapa final estão descritos na Seção IV do regulamento.

      Excluir
  9. O certificado de participação será fornecido a todos os participantes ou somente aos que chegarem à Rio Oil?

    ResponderExcluir
  10. O certificado será entregue a todos os estudantes que participarem do treinamento online, independente de serem classificados para a etapa final ou não. Para receber o certificado, no entanto, será necessário que o estudante entregue pelo menos 3 exercícios pedidos durante o curso online.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entreguei todos os exercícios da maratona e ainda não recebi o certificado, o que fazer agora?

      Excluir
  11. Alunos de pós graduação (doutorado) podem se inscrever também?!

    ResponderExcluir
  12. Quando ficaremos sabendo do resultado de seleção dos alunos?

    ResponderExcluir
  13. Esqueci de adicionar algumas informações ao currículo preenchido online, antes conseguia ter acesso a ele, agora não consigo encontrá-lo mais na página. Não é mais possível o acesso ao currículo depois de finalizadas as incrições?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos,
    Eu gostaria de saber se vocês têm uma previsão para a divulgação das universidades selecionadas, bem como dos alunos, para participar da maratona Chemtech edição 2012. Se sim, qual data seria? Desde jà, agradeço-lhes pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. Quando será a próxima Maratona? já há previsão de data?

    ResponderExcluir